Representação das mulheres nos livros didáticos de história: reflexões sobre o feminino no Brasil Colônia e Império

Autores:

  • Letícia Schneider Ferreira
  • Sofia de Freitas Leitão

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
O estudo tem como finalidade mostrar como as mulheres são representadas nos livros didáticos do 2º ano do ensino médio, nos capítulos sobre os períodos colonial e imperial brasileiros. Apesar de pouco referidas, as mulheres tiveram um papel importante na história do Brasil. Há também a necessidade de entender melhor a realidade das mulheres negras e indígenas, que fazem parte da diversidade do país. Os objetivos desta pesquisa foram investigar a participação feminina na história brasileira, avaliar de que forma elas são representadas nas imagens dos livros selecionados, identificar se há diferenças entre a forma como são referidas as mulheres brancas, indígenas e negras, mapear sua apresentação e identificar em quais períodos elas são apresentadas. O trabalho foi desenvolvido pela análise dos livros didáticos e pela revisão bibliográfica de artigos relacionados ao tema, sendo que o material didático que serviu como fonte está disponível na biblioteca do campus. Os resultados mostram que as mulheres indígenas são as menos citadas, somente sobre seu papel nas suas tribos (atividades como o plantio e colheita). As negras tiveram um destaque um pouco maior pelo fato de que depois de libertas algumas conseguiam se inserir na sociedade, como comerciantes ou proprietárias de escravizados. As mulheres brancas, como a Rainha Dona Maria I e principalmente a Princesa Isabel acabaram tendo um destaque pelo seu papel na história; porém, aquelas que não pertenciam à realeza não tiveram tanto reconhecimento. É possível ressaltar que se traz novas informações do papel exercido sobre as mulheres dos bandeirantes, que precisavam tomar conta da propriedade e fazer negócios quando os maridos estavam fora, contrariando a perspectiva da submissão. Sabendo que a sociedade brasileira é diversa, as mulheres brancas, negras e indígenas exerciam seu trabalho de maneiras diferentes, e essas diferenças devem ser respeitadas. Os livros didáticos devem ser instrumentos para discutir o papel feminino na História. É importante que desde o ensino fundamental haja maiores informações sobre essas personagens e sua importância para que as meninas se sintam representadas por personagens que atuaram de diversas formas na história.

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