Uma proposta de ensino de Matemática a partir da teoria da Aprendizagem Significativa

Autores:

  • Lisandro Bitencourt Machado
  • Mariana Nunes Barato

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Exatas e da Terra

Resumo:
Esta apresentação é um recorte de um trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática que está em andamento e que tem como proposta central delinear caminhos para a aquisição de uma aprendizagem significativa de Matemática, através da metodologia de Resolução de Problemas, com uma turma de 1º ano do Ensino Médio, onde, para isso, está prevista uma sondagem a respeito dos conhecimentos que os estudantes trazem do Ensino Fundamental, através da aplicação de um teste de conhecimentos, para, posteriormente, traçar a melhor estratégia de trabalho com esta turma, caracterizando-se assim como um estudo de caso de análise qualitativa. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, tendo como foco as teorias da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e a de Resolução de Problemas como metodologia de ensino. Sendo assim, o objetivo principal do presente trabalho é apresentar as ferramentas da teoria de Ausubel e identificar as contribuições que essas podem trazer para o ensino e aprendizagem em Matemática. Ainda, tendo em vista o caráter norteador da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que explicita todas as aprendizagens aos quais os estudantes da educação básica do Brasil têm direito, os processos de desenvolvimento deste trabalho se darão em consonância com este documento. Espera-se ser possível apresentar algumas ferramentas da teoria de Ausubel, como os organizadores avançados, e como a utilização destes pode contribuir para que sejam diminuídas as lacunas de aprendizagem com as quais os estudantes chegam ao Ensino Médio.

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