Travelogues: relatos de viagem no ensino de Língua Inglesa

Autores:

  • Cimara Valim de Melo
  • Letícia Schardosin Ferreira

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Cultura

Resumo:
O estudo de uma língua estrangeira e a visita a novos lugares estão diretamente relacionados. Pensando nisso, foi desenvolvida com os participantes do curso de extensão Conversation Meetings, vinculado ao programa Núcleo de Línguas e Culturas, uma coletânea de relatos de viagem - Travelogues -, como forma de exercício das habilidades comunicativas em língua inglesa e também com a intenção de criar um momento de troca de experiências no grupo. Essa atividade contempla o objetivo maior do programa de extensão, de promover o estudo da língua por meio da valorização cultural, em uma abordagem interacionista de ensino. Para a construção da coletânea, foi solicitado aos participantes que escrevessem um parágrafo sobre algum lugar que visitaram e o enviassem à mediadora do grupo acompanhado de uma fotografia tirada na viagem. Após isso, utilizando a ferramenta Canva, foi construída a arte de capa e contracapa, além de feita a diagramação das páginas. A coletânea pronta foi enviada aos participantes para que guardassem como recordação. Além dessa atividade de escrita, foi planejado um encontro sobre o mesmo tema com a participação de um convidado externo, no qual todos conversaram sobre suas experiências, apresentando ao grupo seus relatos. Ao longo da atividade, os participantes mostraram-se animados em compartilhar suas vivências, apresentando textos e fotos, bem como dialogando sobre suas experiências de viagem. O engajamento na conversa foi tamanho que fez-se necessário dar continuidade às apresentações em um segundo encontro. Como resultados parciais, observa-se que o recurso do travelogue e, de modo mais amplo, as experiências de viagem são elementos que oferecem grande riqueza ao ensino da língua inglesa, em especial quando este se faz em uma abordagem comunicativa, a partir da exploração das habilidades de writing, reading, listening e speaking. Palavras-chave: Língua Inglesa; Viagem; Cultura.

Baixar arquivo PDF