HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ESCOLA MARIA THERESA VILANOVA CASTILHOS – POLIVALENTE, OSÓRIO/RS

Autores:

  • Maria Augusta Martiarena de Oliveira
  • Bruna Luiz dos Santos

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
A pesquisa em História da Educação cada vez mais demanda a utilização de novas fontes, novas formas de olhar para o passado, logo, este projeto visa investigar a história da Escola Polivalente, Osório/RS, por meio de três eixos: o acervo fotográfico, a Revista Polivisão (periódico produzido pelos docentes na década de 1980) e as memórias de ex-professores. Para a realização da pesquisa sobre a instituição, foram feitas entrevistas, por meio da História Oral, guiadas a partir de um questionário semiestruturado. Com o intuito de fundamentar teoricamente a investigação, e elaborar o estado da arte, realizou-se, inicialmente, a pesquisa de artigos publicados em revistas selecionadas da área de História da Educação (através de uma busca na Plataforma Sucupira, de acordo com a avaliação da CAPES, e no Google), que versassem sobre Imprensa Pedagógica, História Oral e fotografias. Dessa forma, constituiu-se os referenciais teórico-metodológicos, nos quais foi possível verificar o quanto essas fontes têm sido utilizadas no meio acadêmico. Entende-se que o estudo da história e memória de uma instituição de educação profissional é extremamente relevante, pois, contribui para a compreensão da função do IFRS enquanto órgão formador dessa forma de ensino. Ademais, o IF possui um compromisso social com local em que um campi está inserido, e isso inclui o estudo dessa região. Através dos resultados obtidos, podemos conhecer as diferentes trajetórias de alguns ex-professores dessa instituição, muitos ingressaram na escola ainda no início de suas carreiras como professores. Ainda, compreende-se que a Escola Polivalente preocupou-se em ofertar uma formação integral eficiente, a partir da intercalação entre disciplinas técnicas e propedêuticas, e formar o aluno para ter um olhar crítico sobre o mundo e atuar em sociedade. Além disso, percebe-se que a Revista Polivisão tinha o intuito de divulgar o trabalho da escola, mas possuía também um cunho crítico, ela era aberta tanto para a comunidade interna como externa, e os seus exemplares eram distribuídos bimensalmente, de forma gratuita. Em síntese, sabe-se que é imprescindível a preservação dos patrimônios histórico-educativos, dessa forma, deseja-se aprofundar esta pesquisa, para que se possa desvendar mais sobre a memória da Escola Polivalente em Osório/RS.

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