EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E COMUNIDADE

Autores:

  • Elisete Enir Bernardi Garcia
  • Ilda Renata da Silva Agliardi

Ano: 2020

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
Este estudo apresenta uma pesquisa em andamento, do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Nosso questionamento tem como objetivo central investigar como é desenvolvida a proposta pedagógica da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom José Baréa, que se localiza no município de Três Cachoeiras, Litoral Norte do Rio Grande do Sul, é de Educação Integral, desde o ano de 2017. Essa caminhada tem o apoio da UFRGS, que faz reuniões de capacitação e formação com os educadores da escola. Buscamos conhecer, compreender e registrar esse percurso e essa proposta, que tenta romper com as caixas do conhecimento, na concepção de um currículo dinâmico, que envolve os alunos, os educadores e a comunidade, contemplando assim, os espaços para além do ambiente escolar e reconhecendo-os como educativos. Na perspectiva qualitativa, utilizando a observação participante e tendo como instrumentos de coleta de dados, diários de campo, análise dos documentos da escola e trabalhando com uma metodologia inspirada nas cartas pedagógicas de Paulo Freire, estamos estabelecendo diálogo com a escola, de forma que os envolvidos tenham protagonismo ao contar a história e sua caminhada nesse processo de mudança. As principais bases teóricas para esse estudo são Freire (1983; 1987; 1996; 1997; 2000) e Moll (2012). Por nossa pesquisa estar em andamento, e diante da situação imposta pela pandemia da COVID-19, doença causada pelo coronavírus, nossa coleta de dados, até o momento, conta com as reuniões que participamos, ocorridas em 2019, nossas impressões das mesmas em um diário de campo e algumas cartas recebidas dos professores da escola. Com esses dados é possível observar que a comunidade escolar tem vontade de fazer diferente e entende que este é o caminho para se fazer uma educação mais significativa para os alunos. A escola é parte da comunidade e não algo independente dela. Assim, repensar o currículo e sua estrutura, perpassa além dos conteúdos, o que os alunos querem aprender, o que a comunidade tem para ensinar e como isso vai ser feito. A leitura de mundo é fundamental nesse processo.

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