O CONSELHO DE CLASSE E AS SALAS DE REFORÇO: ELEMENTOS ESSENCIAIS A SUPERARAÇÃO DAS DEFASAGENS DO REGIME DE PROGRESSÃO CONTINUADA

Autores:

  • Viviana Elizabeth Jiménez Chaves
  • Arilton Galvão Pimentel

Ano: 2020

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
Em meio aos altos índices de reprovação escolar, tão típicos do sistema educacional nacional, muitas foram as discursões e trabalhos acadêmicos em torno do tema, os quais visavam apontar soluções para tal problemática. Assim, dentre as soluções proposta nas últimas décadas, destacou-se o Regime de Progressão Continuada (RPC), que foi instituído pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), a qual propôs a continuidade dos estudos do aluno, por meio da educação em ciclo, onde em certos ciclos, a reprovação escolar ficou extinta. Porém, tal medida só ganhou efetividade em 2010, por meio da Resolução nº 07/2010, que reformulou a estrutura do Ensino Fundamental e consequentemente instituiu o RPC nas turmas de 1º ao 3º ano em todo o sistema educacional nacional. De modo que o RPC ao aprovar o aluno independente da aquisição de conhecimentos mínimos necessários a continuidade dos estudos, acabou gerando problemas ao desenvolvimento escolar do educando. Para tanto, visando sanar parte significativa de tais problemas, faz-se necessário o auxílio de dois elementos educacionais de grande relevância para a escola e a educação, a saber, o Conselho de Classe (CC) e as salas de reforço escolar. O trabalho ora exposto trata-se de um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa, do tipo descritivo, resultante da fase de pesquisa bibliográfica de Doutorado em Ciências da Educação, em andamento. Este estudo tem por objetivo demonstrar a importância do Conselho de Classe (CC) e das Salas de Reforço para a superação das defasagens do Regime de Progressão Continuada (RPC). Portanto, por meio deste estudo foi possível detectar a insuficiência do RPC na melhora da qualidade educacional, causados em boa parte pelos descasos dos sistemas educacionais para com o CC e as salas de reforço, que são elementos essenciais na superação de parte significativa dos problemas enfrentados pelo RPC. Assim, evidencia-se que os sistemas educacionais ao fazerem pouco caso dos CC e das Salas de Reforço, perpetuam as insuficiências de aprendizagem, que são demonstrados por meio da leitura, da escrita, dos conhecimentos matemáticos e dos demais conhecimentos escolares dos alunos.

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