LAEMM-IFRS: integrando o conhecimento e a tecnologia

Autores:

  • Maira Gazzi Manfro
  • Jefferson Haag
  • Arthur Faccio
  • Eduardo José Menegotto

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Tecnologia e Produção

Resumo:
O Laboratório de Análise e Ensaios de Materiais Metálicos (LAEMM) foi criado em 2018 para viabilizar a prestação institucional de serviços, integrando espaços e difundindo conhecimentos relacionados à metalurgia para a comunidade interna e externa do IFRS. O programa de extensão está em desenvolvimento no Campus Caxias do Sul, promovendo a interação entre as indústrias, empresas, sociedade caxiense e meio acadêmico por meio de três dimensões: comunicação, educação e prestação de serviços. Este trabalho visa relatar os resultados e divulgar as atividades realizadas ao longo da ação no ano de 2020, as quais ocorreram no formato digital devido à pandemia da Covid-19. As atividades foram estruturadas de forma dialógica com a comunidade, buscando atender às suas demandas. Na atuação voltada à comunicação, organizaram-se a criação e a divulgação de páginas nas mídias digitais, que proporcionam um espaço para o conhecimento dos laboratórios, equipamentos e soluções técnicas do IFRS. Além disso, foram aprimorados os sites já existentes dos cursos da instituição nas áreas da química e da metalurgia. Na dimensão da educação, foram realizados seis webinários e um workshop, bem como foi dado apoio na organização de uma semana acadêmica, ações estas desenvolvidas entre os meses de agosto a dezembro. Esses webinários contaram com assuntos relacionados às áreas da química e metalurgia. Na última dimensão relativa à prestação de serviços, houve a realização de uma pesquisa junto às indústrias da área da metalmecânica de Caxias do Sul e região, buscando compreender quais são os principais serviços de ensaios e análises demandados. Como resultados, foram 73 inscritos no YouTube, 230 e 622 seguidores no Instagram e Facebook, respectivamente, atingindo 925 participantes nas redes sociais do LAEMM. Ainda, até o momento, os webinários tiveram 867 visualizações e a semana acadêmica contou com 53 participantes nas salas virtuais. Concluiu-se que as atividades desenvolvidas pelo programa estão tornando-o um agente de promoção de conhecimento e qualificação tecnológica, fortalecendo os vínculos extensivos do IFRS junto à comunidade.

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