TRI-LOGIC - Auxílio ao Ensino e Aprendizagem de Lógica de Programação

Autores:

  • Arthur Von Groll dos Santos
  • Vinícius Amorim da Silveira
  • Sandro J R Silva
  • Carla Odete Balestro Silva
  • Lara Cardoso Hernandes

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Exatas e da Terra

Resumo:
Devido ao amplo uso de recursos computacionais em diversos ramos, as formações em cursos de Tecnologia da Informação (TI) são cada vez mais requisitadas. A programação é fundamental nas etapas de implementação de programas e é essencial entender Lógica de Programação (LP), assim, sua compreensão possui reflexos diretos na aprendizagem do aluno. Contudo, estudos na área revelaram que o principal elemento dificultante no aprendizado da LP é a falta de motivação que resulta da dificuldade da aplicação de conceitos técnicos. Com a intenção de motivar os alunos, pensou-se na união da programação com um ambiente gamificado que seja familiar ao aluno: o TRI-LOGIC. O presente trabalho caracteriza-se na exploração de técnicas de gamificação que utilizam mecânicas e dinâmicas de jogos eletrônicos como estratégia de motivação no ensino de LP no Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio. Inicialmente, o projeto partiu de uma extensa pesquisa bibliográfica com ênfase em educação e gamificação onde elementos para o desenvolvimento do ambiente foram elencados, possibilitando a construção de um protótipo aplicado em oficinas com estudantes do curso mencionado. Como uma estratégia de identificação de erros e possíveis melhorias, os alunos passam por questionários após o uso da ferramenta, viabilizando a elicitação e análise dos dados referentes à sua efetividade. Além disso, foi possível obter informações sobre se o ambiente contribuiu para a aprendizagem na disciplina e evidenciou-se que 67,7% dos participantes aprendeu mais ou razoavelmente mais devido à ferramenta. Ainda foi possível observar que 88,7% dos alunos sentiram-se motivados a ampliar seus conhecimentos na disciplina de LP após as oficinas. No último ano, a fim de tornar o ambiente mais inclusivo para os alunos, buscou-se a adaptação dos diálogos e mensagens apresentadas para a Língua Brasileira de Sinais. Ainda, buscando melhorias de inclusão, novos personagens estão sendo inseridos ao ambiente e novas fases sendo desenvolvidas. Acredita-se que tais melhorias resultarão em uma melhor usabilidade e engajamento dos alunos no uso da ferramenta propiciando a solidificação do ambiente enquanto ferramenta de motivação e apoio para o ensino e aprendizagem da LP.

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