Tradução, Legendas e Vídeos para o Ensino

Autores:

  • Dudlei Floriano de Oliveira
  • Paula Pelissoli Pereira

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
O Projeto Tradução, Legendas e Vídeos para o Ensino foi criado com o intuito de realizar a tradução e legendagem de vídeos para professores do IFRS - Campus Osório. O projeto tem como objetivos: (a) realizar a tradução e legendagem de obras audiovisuais em Inglês para o Português brasileiro, auxiliando o trabalho dos professores com os vídeos e filmes em sala de aula; e (b) auxiliar na acessibilidade dos alunos surdos (mesmo que a legenda ainda não seja o recurso mais apropriado para estes estudantes). No ano no qual nos encontramos, houve uma diminuição na demanda das atividades do projeto, por conta da pandemia. Aproveitando a oportunidade, idealizamos um material bibliográfico referente ao trabalho com obras audiovisuais nacionais em sala de aula dos campi dos IFRS. A justificativa para a criação do material está na lei nº 13.006, de 26 de junho de 2014 da LDB que prevê o uso do cinema nacional como parte obrigatória da carga horária do ensino básico: “a exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais.” (BRASIL, 2014). Primeiramente, criamos um questionário para investigarmos se os professores dos campi do IFRS utilizam obras audiovisuais nacionais em suas aulas e se encontram dificuldade ao fazê-lo. Com base nos resultados do questionário e na justificativa, construímos o material que apresenta mais de vinte indicações de obras audiovisuais brasileiras apropriadas para as idades dos alunos do Ensino Médio, assim como questões para guiar o debate em sala de aula, como também algumas observações específicas de acordo com a particularidade de cada obra. No presente momento, o material está em processo final de editoração. Esperamos que ele possa contribuir e guiar o trabalho de professores dos campi do IFRS que almejam explorar o cinema nacional em suas aulas.

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