INCUBADORA DE REDES, EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS E INOVAÇÕES NO SERVIÇO PÚBLICO – IFRS CAMPUS OSÓRIO: ASSESSORIA EM PROCESSOS DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE MARKETING DIGITAL

Autores:

  • JOÃO PAULO AGOSTINI
  • Maria Fernanda Cwik dos Santos
  • BEATRIZ DE OLIVEIRA LOPES

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Extensão - Tecnologia e Produção

Resumo:
A gestão das organizações tem passado por mudanças nessas últimas décadas, principalmente na disseminação de informações organizacionais e no compartilhamento de boas práticas, assim como com a inclusão de novas tecnologias. Com as redes e empreendimentos econômicos solidários (EES) isso também vem acontecendo, no entanto de forma mais tímida. O IFRS por meio da sua IRES – Incubadora de Redes e Empreendimentos Solidários e Inovações no Serviço Público vem realizando estudos em áreas que de uma forma ou outra vem contribuído significativamente com alguns empreendimentos da região Litoral Norte do RS, de forma agregar valor aos seus produtos e serviços, contribuir na geração de trabalho e renda, também na sustentação econômica e financeira e ao desenvolvimento regional. Conforme pesquisas realizadas , muitas são as carências demandadas pelos EES do Litoral Norte gaúcho. Neste sentido, a IRES – Incubadora de Redes e Empreendimentos Solidários e Inovações no Serviço Público do IFRS Campus Osório, enquanto um programa interdisciplinar e indissociável, vai ao encontro destes empreendimentos, visando incidir sobre os APLs – Arranjos Produtivos Locais e potencializando o desenvolvimento do cooperativismo, em consonância com os objetivos e características dos Institutos Federais. Esse projeto propõe a construção de plano de marketing digital como um instrumento de adequação às novas tendências e demandas possibilitando a inserção orientada dos empreendimentos solidários no cenário digital. A metodologia usada como base foi a revisão de teoria bibliográfica juntamente com a pesquisa qualitativa de amostragem elaborada para mapear as necessidades e objetivos das cooperativas e associações do litoral do Rio Grande do Sul. Da análise dos resultados apresentamos um formulário detalhado com orientações para melhor aproveitamento das oportunidades visando atender com mais especificidade o público alvo qualificando as ações de modo mais assertivo. O próximo passo consiste em disponibilizar o plano de marketing digital na página da incubadora facilitando e ampliando o acesso de todos interessados. Palavras -chave: Economia Solidária; Planejamento; Marketing Digital.

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