STEM Geek 4th

Autores:

  • Flávia Santos Twardowski Pinto
  • Cláudius Jardel Soares
  • Gabrielle da Silva Kjellin
  • João Lucas Oliveira da Costa

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
A iniciação científica na Educação Básica se apresenta na contemporaneidade como um complemento educacional e é considerada uma atividade de extrema importância para a formação de jovens pesquisadores. Sendo, portanto, uma das mais ricas experiências que um estudante pode vivenciar. Dessa forma, considera-se esse projeto de extensão desenvolvido no IFRS campus Osório como um meio propulsor para instigar os estudantes das escolas do Litoral Norte Gaúcho do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental a vivenciarem a ciência através de diversas atividades práticas e teóricas, com o intuito de desenvolverem habilidades científicas após perceberem o que acontece nos experimentos. O estudante deve protagonizar a sua aprendizagem e a pesquisa científica desempenha o papel de construir esse aluno autônomo, com condições de analisar e tabular dados coletados através de experimentos, além de ser capaz de conceber conexões entre o saber científico e o senso comum. Portanto, o objetivo geral desse projeto é propiciar aos estudantes o contato com atividades práticas e teóricas, em suas próprias residências em tempos de pandemia, envolvendo diferentes áreas do conhecimento como ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). A metodologia utilizada neste projeto é realizada através de encontros on-line semanais teórico-práticos. Os encontros são virtuais e acontecem através da plataforma Google Meet, às terças-feiras à tarde, tendo duração de uma hora. No primeiro momento de cada oficina são apresentados os materiais utilizados e os procedimentos que serão realizados na sequência. Após a realização do experimento, há uma discussão acerca dos resultados obtidos através de perguntas interativas em uma plataforma de aprendizagem baseada em jogos, o Kahoot, e é encerrada a oficina com a discussão dos conceitos teóricos acerca da atividade daquele dia e sobre as conclusões obtidas. Como resultados parciais, os alunos se mostraram comprometidos nos encontros e interagiram satisfatoriamente com as propostas apresentadas de experimentos. Conclui-se que o STEM Geek 4th vem sendo uma metodologia norteadora para que os alunos aprendam conceitos de forma prática e teórica estabelecendo uma troca de saberes e construção de conhecimentos científicos.

Baixar arquivo PDF