Se reinventando em tempos de pandemia: LIBRAS e a Biblioterapia

Autores:

  • Stefani da Silva Ribeiro
  • Ana Maria Bueno Accorsi
  • Débora de Souza Ferreira

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
Devido a pandemia do novo vírus Covid-19 o trabalho de pesquisa da bolsa de Biblioterapia precisou se reinventar, agora não podendo ir até os hospitais para contação de histórias e contribuir para a formação de leitores diretamente e presencialmente, foi preciso uma metamorfose completa em modalidade EaD para que a pesquisa continuasse, portanto, usando de recursos visuais, online e plataformas e formas de formações novas, foi desenvolvido vídeos de contação, assim como reuniões de formação de leitor, juntamente de estratégias para que um maior publico infanto-juvenil fosse alcançado, dessa forma, foi introduzida a interpretação e tradução em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) nos processos de contação de histórias. Agora com o projeto de “máquinas fantásticas de histórias maravilhosas”, junto do apoio de diversos discentes e docentes e da UERGS, planejamos como podemos dar continuidade a bolsa de pesquisa de Biblioterapia aos hospitais e demais locais parceiros do projeto de forma efetiva, sem descumprir com nenhuma forma de distanciamento social e isolamento devido a pandemia atual. Portanto, nosso objetivo vem sendo transformado de pesquisas em campo e formações presencias para estratégias e possibilidades novas para que o público infanto-juvenil seja alcançado mesmo com distanciamento social e medidas restritivas para contações de histórias presenciais, o processo de aquisição de linguagem a partir de contação de histórias, e como a comunidade surda pode se conectar com a formação de leitor e contação de histórias de forma acessível com interpretação e tradução em LIBRAS durante as formações e contações.

Baixar arquivo PDF