FERRAMENTAS PARA A GESTÃO DE REFERÊNCIAS

Autores:

  • Carolina Bender Machado
  • Danilo Mattes Navarro Filho
  • João Rafael Paz Dos Santos

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Tecnologia e Produção

Resumo:
O projeto “Ferramentas para a Gestão de Referências” teve sua origem em 2019, a partir do relato da comunidade do IFRS - Campus Viamão sobre as dificuldades com a formatação em produções acadêmicas. Na ocasião, foi realizada uma oficina, testando com sucesso o software livre Zotero, um facilitador do processo de gestão de referências. Identificou-se, então, o interesse da comunidade em se aprofundar no assunto, abrindo a oportunidade para o presente projeto, que tem por objetivo sensibilizar e capacitar a comunidade na utilização da ferramenta Zotero como gestor de referências. O projeto pretende também fomentar a utilização de gestores de referência como potencializadores da produtividade dos pesquisadores e informar sobre a importância das citações e referências nos artigos científicos. O projeto previa o compartilhamento de informações através de redes sociais e apresentações e oficinas presenciais para alcançar esses objetivos. Porém, em 2020, por conta da pandemia, as oficinas de zotero foram adaptadas para o formato online, divididas em dois módulos síncronos e demonstrativos. Até o momento, foram realizadas onze edições abertas ao público sendo nove do módulo I e duas do módulo II, atingindo um total de 58 inscritos. Todas as oficinas já realizadas contam com uma avaliação de feedback, que aborda pontos como entendimento, necessidade e aproveitamento da oficina. As edições de módulo I contam uma avaliação geral positiva de 98% e a avaliação da edição de módulo II conta com 100%. Semanalmente são realizadas postagens nas redes sociais Instagram e Facebook abordando temas do universo da formatação acadêmica. Utilizamos a página Financistas do IFRS - Campus Viamão para os posts. Até o final do projeto, estão previstas mais oficinas abertas ao público e parcerias com professores e instituições de ensino interessadas, bem como a expectativa de criar um curso MOOC, facilitando ainda mais o acesso ao conteúdo da oficina.

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