A saúde do docente e rede de apoio. As estratégias disponíveis na rede pública de ensino.

Autores:

  • Kathlen Luana de Oliveira
  • Débora Rosali Santos de Souza

Ano: 2020

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências da Saúde

Resumo:
A presente pesquisa se propõe a compreender o entendimento dos professores do ensino fundamental e médio de Santo Antônio da Patrulha e Osório, sobre sua saúde enquanto docente e rede de apoio municipal e estadual disponível para a discussão e solução de problemas no ambiente escolar. Sabendo dos esforços e necessidades da implantação da intersetorialidade e seus benefícios, criou-se esse espaço onde os professores poderão colocar suas considerações, angústias, estratégias e proporcionar maior conhecimento e proximidade entre a escola e as redes de apoio públicas de assistência social e saúde. Para tanto com base no que diz Carvalho (2011), que propõe a intersetorialidade como uma solução possível às grandes desigualdades e demandas de assistência social encontradas na escola. A intersetorialidade precisaria, segundo o autor de espaços possíveis para ser pensada e praticada, com profissionais que articulem seus conhecimentos e possam produzir e encontrar novas saídas para os desafios cotidianos escolares. Da acordo com o autos supracitado foi pensada a intersetorialidade e proposto esse espaço de discussão. Essa pesquisa tem relevância dado o grande adoecimento dos professores na área educacional, e se propõe a ouvir, compreender e dar voz a essas problemáticas, Segundo Malagris (2008), além das novas tecnologias, os professores precisam estar atentos ao conteúdo a ser lecionado, integrar a ele a tecnologia, as relações de poder e burocracias, alunos indisciplinados, a falta de reconhecimento pelo seu trabalho e demandas constantes que estão além de seu alcance. Ainda Valle, Reimão e Malvezzi (2011) comentam que é possível entender o alto nível de estresse, ansiedade e transtornos mentais crônicos como a depressão crônica ou ainda o Burnout em professores, devido a sua rotina e dificuldades diárias. Ainda na medida do possível junto aos docentes serão propostos espaços de soluções dessas questões, ou ainda começos de conversa sobre soluções e melhoramento da saúde e qualidade de vida do docente. Segundo Dejours (2004), um espaço de discussão para o grupo onde possam compartilhar vivências, suas vitórias e fracassos, sentimentos e sofrimentos pode auxiliar na construção de saídas e propostas de problemas a serem enfrentados.

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