Proposta de matriz de atividades sequenciadas para o desenvolvimento da habilidade de leitura em Língua Inglesa no 6º ano do Ensino Fundamental

Autores:

  • Isabel Cristina Tedesco Selistre
  • Luciane Beatriz Strzykalski

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
A aprendizagem da Língua Inglesa (LI) representa a ampliação das possibilidades de conexões cognitivas e de autonomia dos alunos, visto que oportuniza a formação de novos percursos de construção de conhecimento e a continuidade nos estudos, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Considerando que a LI é disciplina obrigatória a partir do 6º ano do ensino fundamental e que a leitura é a habilidade cujo desenvolvimento propicia, além do aprimoramento da compreensão de texto, a expansão de vocabulário e a assimilação indutiva de estruturas gramaticais, propusemos uma matriz de atividades sequenciadas que trabalham, de forma concomitante, os eixos leitura e conhecimentos linguísticos (léxico e gramática) indicados na BNCC (2017). Visamos, com a aplicação dessa matriz, contribuir tanto para a ampliação da competência leitora do aluno quanto para a incrementação da sua competência linguística (apresentando tarefas que contribuam para a interação com o texto através da ativação de conhecimento de mundo e dos esquemas mentais do aluno e, também, da observação atenta das estruturas e do léxico). A metodologia utilizada foi: (1) levantamento do referencial teórico sobre ensino de leitura (especialmente, a didática para o ensino de leitura de LI)); (2) sumarização das diretrizes da BNCC para o ensino fundamental (2017); (3) elaboração da matriz a partir das reflexões teóricas e das orientações da BNCC e; (4) aplicação da matriz. Como resultado, até o momento, temos a realização de um teste da matriz com um texto do gênero HQ cujos resultados demonstraram ser possível conciliar, de forma sistemática, leitura, vocabulário e gramática. Por fim, destacamos que a escolha do 6º ano do ensino fundamental para essa pesquisa se deve ao fato de acreditarmos que compreendendo um texto e se apropriando do conhecimento lexical e gramatical contido nele desde os primeiros contatos com a LI, o aprendizado do aluno será bastante facilitado nas séries posteriores.

Baixar arquivo PDF