+ Educação Física: um relato sobre as experiências do programa de ensino no contexto remoto

Autores:

  • João Gabriel de Araujo Hiller
  • Mariana Afonso Ost
  • Maysa da Silva Rosa
  • Manuela Krauss

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências da Saúde

Resumo:
A Educação Física, enquanto componente curricular, possui caráter extremamente prático, porém, consideramos relevante a mobilização para o desenvolvimento do conhecimento teórico e do pensamento crítico relacionados às práticas da cultura corporal de movimento. Este trabalho objetiva relatar as experiências obtidas no Programa de Ensino “+ Educação Física”, desenvolvido no IFRS-Campus Osório. O programa encontra-se em desenvolvimento, na sua 2ª edição. Devido ao atual momento da pandemia do COVID-19, o Programa sofreu reestruturação para ações virtuais. A proposta objetivou estimular e promover ações online voltadas à cultura corporal de movimento, compartilhando conteúdos em redes sociais, promovendo encontros virtuais aos estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. A equipe de execução é composta por 2 bolsistas, 6 estudantes voluntários, 1 colaborador externo e 1 coordenadora, que se reúne semanalmente para planejamento e avaliação das atividades. Entre estas: “Dança, campus Osório”, “Sextou com o Programa + EF” e “Clube de Xadrez”, desenvolvidas em encontros síncronos; e “Ligado nas Lutas”, “TBT + EF” e "Pessoas que inspiram!", promovidas na interação com os estudantes nas redes sociais “Instagram” e “Twitter”, com frequência semanal a quinzenal. Destacamos as seguintes: “Clube de Xadrez”, desenvolvida em plataforma específica da modalidade, para proporcionar e difundir o Xadrez entre estudantes; e "Pessoas que inspiram!", desenvolvida semanalmente nas redes sociais do Programa, com postagem sobre ídolos esportivos que revelaram uma história de inspiração, na sua trajetória de superação de barreiras como machismo, racismo e outros preconceitos. Resultados parciais obtidos: a maior adesão aos encontros virtuais foi no “Clube de Xadrez”, tendo em média 10 participantes; na ação “Pessoas que inspiram”, como proposta que mais impactou os estudantes, devido ao elevado número de engajamento. Consideramos que as demais ações tiveram de baixo a moderado impacto, mas foram importantes, pois atingiram públicos diferentes. Por fim, destacamos que o Programa é de extrema relevância, visto que os estudantes estão afastados fisicamente da instituição, em isolamento e privados de maior interação entre seus pares. Percebemos, a partir de relatos que, a ação motiva para a interação social, para a conscientização de temáticas relevantes e para a prática da atividade físicas.

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