MODELOS DIDÁTICOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES EFETIVAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores:

  • Daiana Bortoluzzi Baldoni
  • Douglas Velmud Perinazzo

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
O uso de modelos didáticos permite a representação tridimensional de estruturas biológicas microscópicas, possibilitando além da visualização a sua manipulação de forma concreta. Por meio desse recurso é possível relacionar os conteúdos, despertando no aluno um maior interesse e atenção durante as aulas, desenvolvendo assim suas habilidades e competências. Sendo assim, o presente trabalho propõe a elaboração de modelos didáticos tridimensionais para o ensino de citologia. Metodologicamente o trabalho visa à elaboração de modelos didáticos de células eucariontes e procariontes, proporcionando ao professor e ao aluno um recurso facilitador para o processo de ensino-aprendizagem em ciências nas classes regulares de ensino e em todas as etapas da educação básica, estimulando a imaginação e a compreensão sobre a citologia. Os modelos didáticos possibilitam também aos professores um método de fácil construção, aplicação e grande aceitação pelos alunos. Ainda, devemos destacar o potencial explicativo dos modelos didáticos, pois representam uma alternativa como ferramenta para viabilizar a inclusão, criando novas possibilidades/caminhos para a aprendizagem significativa. A criação de modelos didáticos instiga a imaginação, promovendo o aprendizado significativo e mostrando que com materiais simples, de baixo custo e de fácil acesso e manipulação de estruturas 3D podem tornar as aulas de Ciências e Biologia cada dia mais interessantes e desafiadoras.

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