Oficinas de flauta em Osório e Maquiné

Autores:

  • Agnes Schmeling
  • Manuela Krauss

Ano: 2022

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Cultura

Resumo:
As oficinas de flauta doce são uma modalidade instrumental do projeto de extensão “Oficinas de Instrumentos Musicais''. Este realiza-se desde 2013, vinculado ao Programa Música no IFRS, Campus Osório. Em 2022, as oficinas de flauta doce atendem de modo presencial a comunidade externa, na EMEF Floriano Peixoto localizada na Prainha/Maquiné/RS, por intermédio do projeto “Flautasoar” e a comunidade interna do IFRS Campus Osório no espaço de música. O projeto visa a musicalização e aprendizagem da flauta doce, o fazer coletivo musical e o prazer de tocar. Ambas ações contemplam crianças e jovens entre 10 e 18 anos, por meio de encontros semanais desenvolvidos de março a dezembro. A aprendizagem da flauta inicia pelas 5 notas (sol, lá, si, DÓ, RÉ) posicionadas na mão esquerda e contemplando canções tradicionais como “Asa Branca”, em seguida “Anunciação” e “Eu Só Quero um Xodó” que já introduzem uma nova nota (mi), utilizando-se da mão direita. O ensino de outras notas musicais ocorre conforme necessidade e contato com novas músicas. O andamento da aprendizagem do instrumento é determinado pelo repertório escolhido e em consequência, pelo empenho de cada participante. Como resultados parciais apontamos que há 15 participantes no Campus Osório e 25 flautistas no projeto Flautasoar. Em Maquiné é desenvolvido um repertório de interesse dos alunos e canções que fazem parte de um espetáculo teatral “Bumba meu Boi’, do qual o Flautasoar está participando. Em Osório, criou-se um grupo denominado “flauteando”, para o qual foram escolhidas músicas da temática ‘liberdade’ (Triste Louca ou Má, Toda forma de Amor, I Want To Break Free e Apesar de Você) e apresentadas no Show de Talentos do Campus Osório, evento desenvolvido no início de agosto. Os objetivos do projeto passam pelo cumprimento da Lei 13.278/16, que efetiva o ensino das Artes na educação básica, como proporcionar a educação musical à comunidade além de desenvolver a criatividade, a postura, o respeito para com os colegas, a tolerância, a perseverança, capacidade de planejamento, dentre outras habilidades pessoais.

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