Oficina de pronúncia do Inglês

Autores:

  • Luis Felipe Rhoden Freitas
  • Dandara Rodrigues

Ano: 2022

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
Este projeto tem como objetivo fazer com que os estudantes desenvolvam maior consciência fonológica, isto é, da articulação dos sons da língua estrangeira, através da compreensão de como são produzidos esses sons, e de como o falante acessa tal informação para apresentar um bom desempenho na fala. Não apenas no meio acadêmico, notícias e redes sociais são atualizadas muito mais rapidamente em inglês, e ser capaz de acompanhar esses desenvolvimentos com domínio da língua garante agilidade ao seu usuário. Da mesma forma, as habilidades de escuta e fala estão intimamente associadas, e potencializam a compreensão de textos orais. Para tanto, a necessária aquisição dos sons na língua estrangeira confere ao aprendiz maior autoconfiança para se expressar nela. Assim se justifica a importância do estudo da língua estrangeira que, além da capacidade de obter informações, também serve para crescimento pessoal e entretenimento. O projeto funciona como atendimento contínuo, individual ou em grupos, até que os alunos alcancem maior autonomia na pronúncia. Há três etapas principais: diagnóstico, treinamento e avaliação. Na fase diagnóstica, os participantes são expostos a palavras em inglês, como em atividades de leitura em voz alta e de fala espontânea, para que as dificuldades de pronúncia sejam detectadas. Depois, são elaborados exercícios com foco em dificuldades para pronunciar sons específicos e instruções de como produzi-los usando o conhecimento da fonética articulatória visando criar a consciência e maior domínio do aparelho fonador. Também são usados recursos audiovisuais para que os aprendizes tenham como exemplos trechos de pronúncia autêntica, falada por nativos. Posteriormente, na etapa final, são realizadas avaliações para observar o progresso. O referencial teórico encontra-se em Fonética e Fonologia do Inglês (Alves, 2017) e Fonética e Fonologia do Português (Silva, 2014). Até a presente data, os participantes estão na fase de avaliação diagnóstica.

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