Autores:
Ano: 2022
Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Biológicas
Resumo:
O projeto “Descarte de lixo urbano: uma questão de responsabilidade social” teve sua
origem nas inquietações geradas nos estudantes de 1º ano do curso Técnico em
Administração do IFRS Campus Osório a partir da temática “sociedade sustentável”
abordada em um trabalho interdisciplinar da área de linguagens (português; inglês; música
e educação física) durante o período de ensino remoto. Levando em consideração o cenário
global atual, no qual o consumismo resulta na compra e descarte desenfreados de produtos
de todos os tipos, gerando cada vez mais resíduos no meio ambiente e o não-tratamento ou
o tratamento inadequado do resultado dessas ações, e acreditando que a escola pode (e deve!) contribuir para a formação de um pensamento coletivo de sustentabilidade,
apresentamos nosso projeto com o objetivo de elaborar uma proposta de ação para o
descarte correto de resíduos sólidos orgânicos e recicláveis nos municípios que compõem o
litoral norte gaúcho, favorecendo não apenas a constituição de um meio ambiente mais
saudável mas, também, a facilitação e a valorização do trabalho dos catadores de material
reciclável da região. Para tanto, nossa pesquisa constitui-se das seguintes etapas
metodológicas:1) pesquisa documental das leis federais, estaduais e municipais que tratam
da destinação dos resíduos sólidos; 2) estudo dos principais conceitos que são abordados
na educação ambiental; 3) revisão bibliográfica sobre resíduos sólidos orgânicos e
recicláveis; 4) busca de instituições e programas que apoiam o trabalho dos catadores; 5)
elaboração de uma proposta de ação, visando colaborar com a questão social e ambiental
que envolve o destino dos resíduos sólidos urbanos. Até o momento, finalizamos as etapas
1, 2 e 3. A etapa 4 está em andamento e, na sequência (até dezembro deste ano),
concluiremos nossa proposta de ação. Através da geração de material informativo,
buscamos disseminar os conhecimentos obtidos de maneira didática e acessível tanto para
a comunidade interna do IFRS quanto para a comunidade externa. Dessa forma,
acreditamos que podemos contribuir para a formação de uma comunidade mais
sustentável.