O próximo passo - investigação das inquietudes que acometem os alunos no ano de conclusão do EM

Autores:

  • Saulo Antônio Gomes Filho
  • Thayla Maria da Costa Silva

Ano: 2022

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
Ao longo dos anos vem sendo notada as inquietudes e incertezas que angustiam os estudantes que estão prestes a concluir a educação básica e almejam ingressar no ensino superior. Diversas são as mudanças que batem à porta nas mais áreas e aspectos da vida. Tendo isso em vista, nosso projeto de extensão desenvolvido no campus Osório que oportuniza aos alunos que estão concluindo o ensino médio – tanto no IFRS quanto em outras escolas da cidade - oficinas preparatórias para o ENEM, se propôs a levantar quais são as principais preocupações e temores dos alunos concluintes do ensino médio e postulantes ao ingresso no ensino superior. Durante nossa pesquisa, foi utilizada a abordagem qualitativa e após realizada por questionário. Este instrumento foi aplicado aos alunos que se propuseram a participar do projeto de extensão “Entender para explicar: Desvendando a prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM” e a resposta às questões por nós elaboradas se deu ocorrendo no momento da inscrição para a participação no projeto, de modo online. Analisando os resultados obtidos notamos que estes jovens passam por um amplo grupo de inquietudes que nem sempre são antecipadas ou atenuadas. Entretanto, foi concluído que seria intrigante a adoção de estratégias que pudessem minimizar ou mitigar situações como estas, como, por exemplo, a organização de palestras ou momentos com egressos cursando no ensino superior que poderiam compartilhar experiências com este público em vista de diminuir o choque que possa sobrevir neste momento de transição para a vida adulta, aumentando as responsabilidades.

Baixar arquivo PDF