PANORAMA DA DEMANDA POTENCIAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO VALE DO CAÍ (RS)

Autores:

  • Sita Mara Lopes Sant’Anna
  • Rafael Backes

Ano: 2022

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
A presente pesquisa versa sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade de ensino orientada para pessoas jovens, adultas e idosas que retornaram à educação formal, sob o enfoque na demanda potencial da EJA na região do Vale do Caí no Estado do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é identificar a demanda potencial da EJA no Vale do Caí e analisar de que modo essas demandas têm sido tratadas pelo poder público local, estadual e federal presentes e com oferta de EJA nessa região. Os Municípios que compreendem a pesquisa e que ofertam a EJA são: Capela de Santana, Feliz, Montenegro, Portão e São Sebastião do Caí. O conceito de demanda potencial da EJA parte dos estudos de Alves, Comerlato e Sant’Anna (2019).Trata-se de pesquisa qualitativa, com análise documental e levantamento de dados quantitativos com base em dados e informações disponibilizadas no INEP e Educacenso. A análise documental será efetivada sob o olhar da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) envolvendo os Planos Municipais de Educação de cada dos cinco municípios, com o intuito de viabilizar inferências nos conteúdos analisados e compreender o processo implementado de monitoramento das metas 8, 9 e 10, que se referem à oferta da Educação de Jovens e Adultos. Como principais resultados da pesquisa destaca-se a escassez de estudos dessa natureza e como produto final, propõe-se a construção de um E-book, contendo dados e informações sobre a oferta e demanda da EJA na região e um Mapa Regional dessa oferta, na perspectiva de auxiliar os gestores públicos, quanto ao reconhecimento da demanda pela oferta de EJA à população do Vale do Caí, bem como a sua posterior divulgação, como importante ferramenta às gestões locais de EJA.

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