AS POSSIBILIDADES DE UMA FORMAÇÃO PARA AS ESPECIFICIDADES DA EJA A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE DOCENTES DO LITORAL NORTE GAÚCHO.

Autores:

  • Sita Mara Lopes Sant’Anna
  • Marcos Evaldt de Barros

Ano: 2022

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
O presente trabalho traz reflexões inerentes a uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação, em andamento, cuja abordagem explora as especificidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo por base as concepções que possuem os(as) docentes de EJA que atuam na região que compreende o Litoral Norte gaúcho. O problema orientador da pesquisa busca desvendar as especificidades da EJA que se fazem presentes nos dizeres destes professores e professoras, e de que modo estas podem contribuir com a sua formação continuada. O trabalho se ancora, principalmente, em autores que discutem a história da EJA no Brasil, suas especificidades, bem como em autores que discutem a formação continuada, tais como Soares (2011), Gadotti (2011), Arroyo (2017) e Imbernón (2010). Tendo em vista o percurso do presente estudo, ressalta-se a adequação da Análise de Conteúdo, que será desenvolvida, sendo respeitados os seus pressupostos. O instrumento utilizado para a produção dos dados e informações será a entrevista semiestruturada, a promovida junto aos docentes de escolas localizadas em 3 (três) municípios do Litoral Norte gaúcho. Como resultados parciais, registra-se que, a partir do estudo do estado de conhecimento, restou demonstrado a pouca quantidade de pesquisas no âmbito dos Mestrados Profissionais. A realização do estado de conhecimento teve como plataforma de busca o Catálogo de Teses & Dissertações CAPES. O período de levantamento de dissertações foi entre 2016 a 2021. Os descritores utilizados foram: Especificidades da EJA, especificidades da educação de jovens e adultos e formação continuada de professores da EJA. Posteriormente, foi realizada nova busca com os descritores entre aspas: “Especificidades da EJA”, “especificidades da educação de jovens e adultos” e “formação continuada de professores da EJA”. Destaca-se, ainda, em reflexão relativa às pesquisas já desenvolvidas, a relevância da escuta dos docentes.

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