Autores:
Ano: 2022
Nível de Ensino: Ensino Superior
Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Exatas e da Terra
Resumo:
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado pelas bolsistas do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), alunas de Licenciatura em Matemática no IFRS – Campus Osório. A atividade deste relato ocorreu no terceiro trimestre de 2021, em contexto de ensino remoto,, no qual foi utilizado o Google Formulário, como ferramenta avaliativa na disciplina de Matemática para o conteúdo de Sistemas Lineares, através de uma trilha de aprendizagem, que foi elaborada e aplicada em uma turma do 4º ano do ensino médio integrado com o técnico em administração da mesma instituição. Os principais objetivos da atividade avaliativa foram de incentivar a participação ativa do aluno na formação do seu próprio conhecimento e possibilitar ao professor a identificação das principais dificuldades de cada aluno. Para organizarmos a avaliação em formato de trilha, utilizamos 33 seções do Google Formulário. As seções foram divididas em tópicos relacionados aos conceitos estudados e em cada tópico o aluno poderia optar por revisar o assunto antes de responder às questões. Foram elaborados vídeos e materiais escritos para as revisões e as questões foram retiradas de vestibulares e do ENEM. Ao decorrer da avaliação o aluno teria outras escolhas, o que caracteriza uma trilha de aprendizagem. Através das escolhas feitas pelos alunos durante a trilha, foi possível observar em quais tópicos os alunos estão mais inseguros ou com maior dificuldade, além de também permitir ao próprio aluno identificar em quais tópicos precisam aprofundar seus estudos.