JOGOS DE MESA

Autores:

  • Rubens Olivér Tolentino de Souza Alvares
  • Vítor Dahmer Santos
  • Arthur Sant' Anna Velasco
  • Agnes Schmeling
  • Frederico Becker de Oliveira

Ano: 2022

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
JOGOS DE MESA é uma ação do NAC (Núcleo de Arte e Cultura do campus Osório) que disponibiliza um espaço para os estudantes jogarem jogos de mesa e tabuleiro dos tipos mais variáveis. A ação tem por objetivo estimular o desenvolvimento de habilidades como a integração e o respeito entre os participantes, a atenção, concentração, comunicação e o raciocínio lógico. Por meio de encontros semanais, todas às quartas-feiras, orientados por cinco estudantes voluntários, realizam atividades que possam ser divertidas aos estudantes participantes e que todos eles possam jogar os jogos de tabuleiro e socializarem presencialmente tentando suprir o tempo de estudos remotos que não permitiam isso. A ação foi divulgada nas salas de aula, pelos grupos de Whatsapp e por cartazes, aceitando qualquer aluno interessado em participar. Entre os jogos propostos, citamos Yu-Gi-Oh, Banco imobiliário, Dixie, Doublee, Dama, RPG e outros. Como resultados parciais observamos que até o presente momento vieram menos participantes do que o esperado e verificamos uma grande variação de estudantes para conhecer e participar das atividades. Também observamos que jogos mais conhecidos e que não duram mais do que um encontro tiveram uma maior preferência, enquanto que jogos como o RPG de mesa, que foi realizado durante os encontros de um mês, os estudantes não mantiveram um interesse tão grande em participar, gerando desistências entre as seções. Reavaliando a ação, propomos nova divulgação e certificação de 10 horas para quem participa de 5 encontros. Ressaltamos que a ação está cumprindo seus objetivos e está funcionando mesmo tendo menor quantidade de participantes comparado com outros projetos de ensino, e que proporciona a socialização, gera momentos de descontração e diversão, assim como efetiva vínculos de amizade entre e para com os estudantes voluntários, realidade que durante os estudos remotos não acontecia.

Baixar arquivo PDF