Ensino de inglês com literatura: abordagens e perspectivas metodológicas

Autores:

  • Mateus da Rosa Pereira
  • Diogo Chaves Cardoso

Ano: 2022

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
O uso da literatura em aulas de língua inglesa como língua estrangeira possibilita que os alunos conheçam novas realidades culturais e reflitam sobre si mesmos e sobre questões sociais relevantes. Pouco se sabe, no entanto, a respeito das formas como a literatura pode servir de material para o ensino de aspectos linguísticos necessários para uma leitura crítica e fluida. Tendo isso em vista, esta pesquisa tem por objetivo desenvolver subsídios teóricos e metodológicos para professores de língua inglesa que desejam trazer a literatura para a sala de aula, de modo que os tópicos linguísticos abordados sejam articulados com a literatura em atividades de leitura e interpretação. Percebe-se que os métodos de uso da literatura em aulas de língua inglesa, em sua maioria, buscam promover o interesse dos estudantes pela leitura, além de contemplar as habilidades no idioma, possibilitando até mesmo atividades de compreensão oral, de fala e de escrita. Todavia, aspectos linguísticos necessários para que haja uma compreensão mais aprofundada do texto, quando são abordados, normalmente resultam em um distanciamento absoluto da experiência literária. Utilizando uma metodologia qualitativa e bibliográfica acerca das abordagens e métodos que preconizam o uso da literatura em aulas de língua inglesa, este trabalho realiza uma revisão dos principais conceitos e princípios metodológicos estabelecidos sobre o uso da literatura nesse contexto. Até o momento, os resultados apontam que, apesar da relevância das abordagens analisadas para um melhor aproveitamento do texto literário, o estudo de itens linguísticos necessários à compreensão do texto literário tende a ficar em segundo plano ou acontece de forma indireta. Conclui-se, com isso, que é necessário o desenvolvimento de proposições metodológicas capazes de efetivamente integrar aspectos linguísticos aos literários, e vice-versa, a fim de permitir que os alunos explorem os textos literários de forma mais ativa e proficiente.

Baixar arquivo PDF