O Pequeno Príncipe a partir da perspectiva freireana: o ato de ler como descoberta de si e do mundo.

Autores:

  • Kathlen Luana de Oliveira
  • Fabiana Sana Aliardi

Ano: 2022

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
Com o suporte do referencial teórico de Paulo Freira, o trabalho debateu como a obra do Pequeno Príncipe é uma possibilidade do ato de ler do educando. Primeiro, a pesquisa apresentou o objeto de análise: O Pequeno Príncipe, abordando seu contexto, seu autor e realizando um abreviado resumo. Segundo, foram apresentados conceitos freireanos que possibilitam identificar a leitura como descoberta de si e do mundo. Terceiro, realizou-se uma possibilidade de um plano de atividade, provocando um diálogo entre a teoria e a obra literária. O problema da pesquisa foi descobrir se a literatura do Pequeno Príncipe influencia no ato de ler do educando. Justifica-se a importância da pesquisa, ao analisar uma possibilidade de um plano de atividades onde os alunos motivados pela literatura do Pequeno Príncipe tornam-se mais preparados para encarar facilmente a descoberta de si mesmo e do mundo. O objetivo do trabalho foi refletir a obra do Pequeno Príncipe sob o olhar da construção do ato de ler e os aspectos que interferem na descoberta do mundo. A metodologia adotada foi uma análise reflexiva bibliográfica com a obra literária na qual a abertura para o mundo, a decepção com ele e a agressividade do ser humano vão ao encontro da descoberta de si mesmo e do mundo que cerca o educando sob o olhar do conceito do ato de ler de Paulo Freire. O resultado se deu pela importância que o ato de ler tem na vida do aluno e pela contribuição que a leitura do Pequeno Príncipe proporcionou ao educando. Conclui-se que a elaboração de um plano de aula foi imprescindível para que se refletisse como uma turma pode ser motivada ao ato de ler.

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