Informações do minicurso

Título: Gênero e Diversidade na Escola: construindo pontes entre a literatura e a sociologia para ensinar-aprender

Descrição: A escola, no senso comum, é reconhecida como um espaço para a construção de conhecimentos acerca de conteúdos que estão presentes de forma indireta ou direta em nossas vidas. De acordo com a Lei Nacional de Diretrizes e Bases, o ensino é baseado em alguns princípios, como liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. Contudo, por mais que os documentos que orientam e dão diretrizes ao ensino básico no Brasil contemplem as questões de gênero e sexualidade, as pesquisas na área mostram que, na realidade da instituição escolar, essas questões ainda têm pouca visibilidade ou são tratadas como não sendo parte do contexto escolar. A necessidade de reconhecimento de novos direitos e das recentes alterações legislativas, assim como o fortalecimento de uma abordagem reflexiva sobre as desigualdades sociais, baseadas em gênero, sexualidade, classe social e raça tornam-se cada vez mais necessários no processo de formação e aperfeiçoamento de profissionais de todas as áreas, principalmente pessoas ligadas à educação. Sendo função precípua da escola a formação para o desenvolvimento da cidadania, é fundamental englobar a promoção e o fortalecimento da equidade racial e de gênero, do reconhecimento e respeito à diversidade afetivo-sexual, além do enfrentamento a todas as formas de violência, discriminação e preconceito, visando superá-los. Este minicurso tem por objetivo debater algumas questões ligadas ao ensino das temáticas de Gênero e Diversidade na Educação Básica, com o enfoque na Educação em Direitos Humanos, assim como dar a conhecer alguns dos principais aspectos da legislação vigente sobre a educação destas temáticas. Partindo de técnicas interativas, como as oficinas pedagógicas, e com colaboração das pessoas participantes, esta proposta busca despertar a reflexão e o senso crítico, a partir da análise de contos literários que serão disparadores para o enfoque de situações e de casos concretos. Compreendemos o valor da literatura como um espaço de representação social e de espaço para a expressão e construção de identidades. Com isso, espera-se provocar a sensibilização das pessoas participantes para a importância da equidade de gênero e do fortalecimento dos direitos humanos, ao estimular para a reflexão e o engajamento em questões que fortaleçam o senso crítico, ético e o exercício da cidadania de todas as pessoas. Entre o público-alvo, o minicurso é dirigido à comunidade escolar em geral, com especial enfoque para professores ou estudantes de licenciatura em formação. A atividade está planejada com uma duração estimada de 2h/aula e será organizada no formato de roda de conversa, de forma horizontal e conduzida por duas professoras facilitadoras, com espaço para que o grupo possa participar e contribuir nos diálogos.

Horário: 09/Setembro - Manhã

Faixa etária (público do minicurso): A partir de 16 anos

Número Máximo de Participantes: 30

Nível de Ensino:

  • Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
  • Ensino Superior
  • Pós-Graduação

Integrantes: