Ressignificando o olhar em formação para as Tendências em Educação Matemática: Uma articulação com “lógica discente do tipo docente”.


Resumo: O trabalho aborda a importância do professor, durante sua formação superior, encontrar a(s) sua(s) concepção(ões) ou tendência(s) quanto a Educação Matemática para fins de proporcionar aos estudantes da Escola Básica práticas que demonstrem o significado de aprender Matemática. A ação de encontrar contempla identificar-se, compreender e aproximar os elementos: ser professor, sala de aula de matemática e estudantes de hoje. Tendo como problema de pesquisa: Como relacionar em sala de aula de matemática as tendências da história da matemática, a etnomatemática e os jogos, como recurso, com o objetivo de construir um significado para o estudante dos conteúdos de Matemática? Na perspectiva de que a história carrega a origem e motivação do conceito matemático, a etnomatemática cria um contexto interdisciplinar que pode ser explorado no jogo, com elementos culturais, atrelados também à história. O jogo é um recurso que proporciona ao estudante uma ação ativa, curiosa, e que pode ser coletivo ou individual, plugado ou desplugado, além de aplicado em diferentes momentos da prática de um conteúdo de matemática, por exemplo, para introduzir, ou verificar aprendizagem e outros momentos. A metodologia da pesquisa é qualitativa do tipo teórica na Educação Matemática quanto ao ensino para escola básica e pública do Litoral Norte Gaúcho RS. Um resultado atual é que o significado, ou o motivo pelo qual preciso fazer uma ação ou outra, é um elemento mobilizador dos processos de aprendizagem desde o mercado de trabalho até a escola, e vice-versa. Outro resultado são os elementos globalizados presentes na “rede” da Internet entre os jovens que podem ser contemplados num jogo que explora um conceito de matemática importante da Escola Básica, trazendo um paralelo da história com a fala: “antes não era assim”; “hoje não se usa mais isso, professor”, e outras.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Integrantes: