ALFABETIZAÇÃO: Conhecendo as estratégias pedagógicas de uma professora alfabetizadora


Resumo: Este trabalho apresenta os resultados obtidos, durante a pesquisa realizada para a construção do Trabalho de Conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia. Com o objetivo de conhecer as estratégias lúdicas e pedagógicas utilizadas por uma professora alfabetizadora com nove anos de docência, em turmas de 1º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Abordando uma metodologia qualitativa, realizada por meio de pesquisa documental e entrevista com a alfabetizadora que atua na rede pública de ensino, na cidade de Osório/RS. No decorrer da análise de dados, voltada à trajetória da alfabetizadora, foi possível destacar os aspectos que compõem sua prática, sendo uso de materiais concretos, jogos e atividades lúdicas. Sendo assim, diante dos resultados expostos no decorrer da pesquisa notou-se que a prática desenvolvida pela alfabetizadora ao longo dos seus nove anos possui traços significativos com base em uma aprendizagem lúdica, sua prática docente se constitui a partir de formações continuadas realizadas no decorrer de sua docência, como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) criado pelo Ministério da Educação no ano de 2012, trazendo novos parâmetros diante do ensino de turmas de alfabetização, a partir da valorização de práticas didáticas, junto da aprendizagem das crianças. Concluindo-se que busca da alfabetizadora por atualizações em seu campo de trabalho, fez se construir sua identidade profissional, buscando nos estudos os complementos necessários para inovar suas práticas em sala de aula.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Integrantes: