A Inclusão do Ensino de Matemática para Surdos: Uma Proposta Didática em uma Perspectiva de Aprendizagens Investigativas e com Mídias Digitais


Resumo: O trabalho é uma pesquisa qualitativa e exploratória na área da Educação Matemática, em duas escolas básicas e públicas do Litoral Norte Gaúcho RS, em andamento do trabalho de conclusão de curso da Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Osório. A pesquisa desenvolve uma sequência didática no ensino de matemática para estudantes surdos, com a prática construída sob um olhar sensível para a aprendizagem do aluno. A necessidade desta proposta didática é decorrente da grande dificuldade de encontrar materiais de apoio para trabalhar com este público, além da dificuldade dos mesmos para aprender segundo estudos acadêmicos. As atividades, plugadas (no recurso Geogebra) e desplugadas, visam estabelecer uma aprendizagem dinâmica e interativa, que valoriza o desenvolvimento do aluno ao realizá-las, a fim de investigar os seus conhecimentos matemáticos adquiridos até então, sendo possível ensinar um conteúdo e revisar outros que envolvem certo conhecimento e domínio matemático. Elas foram criadas e aplicadas, com conceitos matemáticos, iniciados pela geometria, aritmética, álgebra e depois lógica, de modo dialógico, para promover a autonomia do estudante em aprender. As aplicações da sequência didática, se deram de forma de oficina, com três estudantes surdos, de duas escolas do Litoral Norte Gaúcho, em maio e junho de 2022, sendo três oficinas previstas com 4h de duração. A metodologia da pesquisa é uma investigação qualitativa, do tipo pesquisa-ação, e a prática da oficina é um processo dialógico, em que contempla as tendências de Educação Matemática: Investigação e as Tecnologias. Espera-se que a pesquisa possa contribuir para o planejamento de professores e profissionais que atendam alunos surdos, sendo possível adaptar as atividades de acordo com a necessidade de cada estudante. Apontam-se como resultados: a defasagem de conhecimento matemático dos alunos; a necessidade de sensibilizar o estudante a aprender a aprender a matemática do seu jeito; a comunicação em libras; a fluência da tradução correta pelo intérprete; a relação do professor e estudante com o intérprete; a importância visual e as transposições didáticas para um mesmo conceito.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Exatas e da Terra

Integrantes: