Os Contextos e os Livros Didáticos para a Matemática: práticas investigativas


Resumo: O projeto de pesquisa que será aqui apresentada, pertence ao edital de Pesquisa de Fluxo Contínuo 2021/2022; edital de fomento externo PIBIC/CNPq 2021/2022; e também, este projeto está vinculado ao grupo de pesquisa Matemática e suas Tecnologias (MATEC) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - campus Osório. A pesquisa visou explorar e melhor delinear alguns contextos em livros didáticos para explorar as potencialidades e identificou algumas de suas limitações, e também verificamos a construção de conceitos de matemática, partindo do estudo das concepções em Educação Matemática. Da relevância, ainda hoje, o livro didático continua sendo o principal recurso disponibilizado aos professores da rede pública, permitindo com que ele seja utilizado nas salas de aula durante o processo de ensino e aprendizagem como uma ferramenta para a aplicação de exercícios e problemas contextualizados, e por este motivo, o projeto pretendeu organizar um ou mais curso de extensão para validação e compartilhamento das análises e criou um mapeamento de atividades, como roteiros de livros didáticos. Além disso, participamos de eventos científicos para divulgar e disseminar a pesquisa. A metodologia de pesquisa foi investigativa, do tipo pesquisa-ação, pois estabelecemos uma aproximação da teoria com a prática, e vice-versa. E também, esta pesquisa se caracterizou como sendo bibliográfica, a qual teve como objetivo reunir informações e dados que serviram de base para a construção da investigação proposta a partir do tema livros didáticos e seus contextos, nesta fase, o trabalho focou na construção do aporte teórico que aconteceu através de livros didáticos, obras de referência, periódicos científicos, dissertações e teses. Este projeto se fez necessário quanto ao levantamento de aspectos positivos e dificuldades com o uso do livro didático pelos professores da rede pública e licenciandos, criando orientações para o melhor uso deste instrumento. Com o fim deste projeto, verificamos algumas limitações e dificuldades conceituais e realizamos uma análise diagnóstica de como o uso dos livros didáticos de Matemática têm impactos no cotidiano escolar. E também, foram produzidos materiais didáticos e apresentações em eventos para o aperfeiçoamento dos discentes do curso de Licenciatura em Matemática envolvidos neste projeto.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Exatas e da Terra

Integrantes: