Pensamento Computacional em Jogo e Experimento de Fisica e Quimica


Resumo:   O trabalho é um recorte do projeto de pesquisa - (Des)pluga sobre Pensamento Computacional (PC), que objetiva desenvolver atividades contextualizadas e aplicadas  nas diferentes disciplinas da escola básica, aqui destacando física e química, de modo a tornar os conteúdos tradados mais fáceis de serem compreendidos e consequentemente apreendidos. A justificativa é que muitas vezes os estudantes julgam as disciplinas “desinteressantes” ou muito difíceis de serem compreendidas, devido em sua grande parte aos métodos de ensino tradicional utilizados, o que consequentemente acaba por fazer com que esses estudantes não tenham um rendimento adequado, devido justamente a essa falta de interesse por parte dos mesmos. Depois de várias pesquisas relacionadas a esses conteúdos, o recorte opta três concentrações: a metodologia do PC com seus 4 pilares fundamentais(Abstração, Decomposição, Reconhecimento de Padrões e Algoritmo), a investigação e a gamificação. A metodologia de criação e de aplicação foi investigativa entre materiais teóricos, práticos e experimentos, de forma colaborativa entre grupo de pesquisa e estudantes. Organiza-se um roteiro de experimentos e um manual do jogo com tabuleiro inclusive. Os resultados finais, após aplicação de experimentos no laboratório e um jogo desenvolvido, abordando conteúdos curriculares, para professores e alunos, tanto em escolas de ensino fundamental como médio, pode ser constatado a relevância dessas atividades, pois estas conseguiram prender a atenção dos estudantes, fazendo com que trabalhassem em equipe, isso pode ser visto na aplicação realizada nos dias 14 e 16 de março com 38 alunos de 2 turmas do 3º de ensino médio de uma escola publica do Litoral norte gaúcho RS. Além disso, alguns dos conteúdos abordados na atividade foram: magnetismo e reações químicas, densidade e miscibilidade dos líquidos, e é espera-se desenvolver uma segunda versão do jogo aplicado, aprofundando ainda mais os conteúdos dessas disciplinas.

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Tem protótipo: Não
Necessita de mesa: Não

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Exatas e da Terra

Integrantes: