Educação financeira e Educação Matemática Crítica no Ensino Fundamental: um mapeamento bibliográfico entre os anos de 2011 e 2021


Resumo: Este resumo apresenta resultados parciais de um projeto de pesquisa em desenvolvimento, teve como objetivo fazer um mapeamento dos artigos publicados em periódicos da área de ensino de matemática sobre a temática Educação Financeira no Ensino Fundamental – Anos Finais que utilizam a Educação Matemática Crítica como base teórica. A investigação teve uma abordagem qualitativa com um viés exploratório realizada através de um mapeamento bibliográfico (Biembegut, 2008) e consistiu em na análise das publicações de 4 periódicos, no período dos 10 últimos anos, que tiveram os artigos identificados e analisados a partir da metodologia utilizada, dos objetivos, dos participantes e principalmente do referencial teórico usado. Os resultados encontrados indicam que existe pouca produção nos periódicos analisados sobre a temática de interesse já que durante a pesquisa restaram somente dois artigos a serem analisados de maneira aprofundada. Cabe destacar, que dentre os dois artigos identificados que tratam da temática de interesse em um dos artigos os autores trazem uma abordagem mais ampla referente ao referencial teórico Educação Matemática Crítica, contemplando mais aspectos da teoria, enquanto no outro os autores abordam de maneira mais simplista, deixando de lado alguns aspectos da Educação Matemática Crítica. Além disso, os dois artigos têm como principal viés da educação financeira o consumo, contemplando também marginalmente o planejamento financeiro.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Integrantes: