Literatura Afrocentrada reflexões em sala de aula


Resumo: O projeto de Ensino: Literatura Afrocentrada, pertencente ao IFRS campus Canoas, surgiu com o objetivo de ampliar a discussão sobre a literatura afrocentrada e levar representatividade racial para os alunos da Instituição. O projeto realiza debates com os alunos e com a comunidade externa, refletindo temas como a luta antirracista, para intensificar a integração dos alunos às pautas raciais. Além disso, a ação divulga e discute as obras de autores negros, sejam eles brasileiros ou internacionais, baseando-se nas vivências e estudos afrocentrados presentes em seus textos. Partindo desse pressuposto, o foco maior do estudo é dado às mulheres e escritoras negras, tais como: Djamila Ribeiro, Angela Davis, Chimamanda Ngozi Adichie, Lélia Gonzalez, Conceição Evaristo e Sueli Carneiro, devido às pautas femininas e interseccionais de seus livros. A leitura mais recente, a qual foi divulgada aos estudantes por meio de um seminário, diz respeito ao conto Maria, de Conceição Evaristo, o qual traz consigo um debate interessante sobre a dura realidade do cotidiano de mães negras de baixa renda e sobre a sociedade que tanto as discrimina. Outro método utilizado são as postagens no Instagram, trazendo informações sobre eventos que ocorrem no campus, livros com grande representatividade, dicas de autoras negras com relevância social, entre outras possibilidades de repercussão. Um website está sendo desenvolvido para intensificar essas divulgações. Além disso, bolsistas do projeto têm acesso ao curso MOOC: A literatura como possibilidade de valorização e construção da identidade da menina negra, trazendo consequências favoráveis aos diálogos propostos. Assim, o efetivo projeto é uma oportunidade para mostrar a importância da cultura afrocentrada aos estudantes do campus à comunidade externa.

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Tem protótipo: Não
Necessita de mesa: Não

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Integrantes: