A formação de professores de Matemática na Revista Eletrônica de Educação Matemática entre 2011 e 2021: Influências de Lee Shulman e Maurice Tardif


Resumo: Este trabalho apresenta resultados parciais de uma investigação em desenvolvimento que foi motivada pela necessidade de identificar e conhecer influências teóricas relacionadas à formação de professores. Muitos estudantes de cursos de licenciatura relatam que na educação básica tiveram um processo de ensino e aprendizagem tradicional e já durante as práticas dos cursos de licenciatura, tem dificuldades para incorporar novas metodologias e recursos, pois sentem-se inseguros. Com base nisso, Shulman (1987) e Tardif (2004) discutem a complexidade de um conjunto de saberes e conhecimentos necessários para a docência, que são citados em diversas pesquisas na linha de formação de professores e de análise da prática docente. Assim, este trabalho, de caráter exploratório (SEVERINO, 2008), apresenta um recorte de uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) que mapeou a influência de Lee Shulman e Maurice Tardif em pesquisas sobre formação de professores, publicadas na Revista Eletrônica de Educação Matemática - Revemat, entre os anos de 2010 e 2021. O objetivo principal foi identificar se os construtos teóricos dos autores, presentes nas pesquisas analisadas, são realmente aprofundados e servem de base para as discussões apresentadas, ou apenas estão presentes nas referências, sem explicitação de relações com o estudo. Todos os artigos foram lidos integralmente e sintetizados para que fosse possível visualizar o tipo de pesquisa realizada, os objetivos, como e onde ocorreu, o modo que os autores foram citados e, ainda, os resultados/considerações finais em que os construtos foram encontrados. Os resultados parciais apontam que os construtos teóricos dos autores são identificados nas pesquisas apresentadas nos artigos e colaboram para a compreensão dos fenômenos estudados, auxiliando na formação docente. A inserção dos licenciados em sala de aula já durante a formação inicial é destacada nos trabalhos analisados como uma iniciativa muito positiva para a formação dos futuros licenciados, pois os faz refletir sobre os conhecimentos e saberes aprendidos, viabilizando a constituição de uma perspectiva mais crítica e contextualizada sobre a docência, a realidade da escola e os processos de ensino e aprendizagem.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Integrantes: