Intervenções do NAC no IFRS, campus Osório


Resumo: Com a Política de Arte do IFRS, aprovada pelo CONSUP em 2019, e o processo de criação do NAC (núcleo de arte e cultura), criou-se este projeto -‘Intervenções do NAC no IFRS, campus Osório’ - almejando a efetivação do núcleo, com ações propostas por servidores e alunos para ampliar a presença da arte e cultura no campus Osório para além do currículo. É um projeto de ensino e tem como objetivos viabilizar a melhoria dos espaços físicos e virtuais do campus destinadas às Artes, proporcionar a presença da arte e cultura no campus, planejando, desenvolvendo, incentivando, valorizando e oportunizando aos estudantes o acesso a ações relacionadas à arte e cultura, valorizando assim a arte e cultura no cotidiano dos alunos, como elemento sociocultural e contribuindo para a qualificação e aprimoramento dos estudantes em sua formação integral. Para o desenvolvimento do projeto, servidores e alunos se reuniram e planificaram ações que pudessem compor o seu desenvolvimento, tais como: Vida Cultural , Cor e Alegria no campus; Viagens Culturais; Espaço Memória Cultural; Cinema, Sarau Literário e Intervenções Discentes. Nesta última, denominada de intervenções discentes, os alunos propiciam à comunidade institucional ações como: Trocas em Artes Visuais, Teatro, Plantões Musicais, Trocas em Dança e Jogos de Mesa. Todas estas ações orientadas por discentes acontecem no mínimo uma vez na semana, a maioria sendo disponibilizadas em ambos os turnos e, atualmente, contam com a participação de mais de 20 estudantes em cada ação. Mesmo com pouco tempo de atuação, através do ‘Intervenções do NAC’ se tornou notória a crucialidade de espaços que permitam aos estudantes vivenciarem trocas artístico-culturais, dando a oportunidade a eles de criar, de expressar seus sentimentos, de consumir arte e de ter uma formação integral. O acesso à arte e à cultura é um direito garantido pela Constituição Federal para toda cidadã e cidadão brasileiro. O IFRS, como instituição de ensino federal, contempla as áreas artísticas em seus currículos, estando assim, adequado à legislação. Porém, os Institutos Federais vieram para inovar na educação e tem vocação para liderar e ser vanguarda também na promoção da cultura, da ciência e da tecnologia.

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Tem protótipo: Não
Necessita de mesa: Sim

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Integrantes: