Inserção de LIBRAS no currículo escolar


Resumo: Observando o cenário atual dos alunos surdos ou deficientes auditivos nas comunidades escolares, conclui-se que as escolas estão pouco preparadas para receber devidamente estudantes que possuem alguma deficiência auditiva ou surdez. De acordo com o Art. 22, do decreto nº 5.626, do ano de 2005, as instituições de ensino, responsáveis pela Educação Básica, precisam garantir a inclusão dos surdos e/ou deficientes auditivos. Mas essa não é uma realidade atualmente. Visando estes fatos, este estudo tem como objetivo principal propor a inclusão da disciplina LIBRAS no currículo escolar das escolas, visando o Instituto de Educação de Tramandaí. E ainda outros objetivos como: Melhorar a forma de aprendizagem nas escolas; Ter mais profissionais qualificados na área de educação para surdos; Incluir os alunos surdos na comunidade escolar; Promover cursos livres para professores e demais interessados; Adaptar a estrutura das escolas e ampliar a socialização entre alunos surdos e ouvintes. O tema mencionado, Inclusão da Língua de Sinais no currículo das escolas, foi definido pela necessidade que todos nós encontramos, inclusive os professores de se comunicar e interagir com um aluno surdo, inserido no primeiro ano do ensino médio desta instituição. E com isso ampliar o aprendizado sobre o assunto, para que todos, tanto professores quanto alunos possam evoluir em seus conhecimentos e convivências sociais. Interagindo de maneira adequada entre ambos. O desenvolvimento deste estudo foi feito por meio de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, envolvendo entrevistas, questionários, experiências práticas com os problemas, leitura e análise de artigos científicos. De início foram aplicados questionários, para que determinados públicos que responderam, dando suas opiniões referentes ao tema proposto, agreguem na solução de problemas referentes à inclusão dos surdos na comunidade escolar.

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Tem protótipo: Não
Necessita de mesa: Não

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Integrantes: