ESTÁGIO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: formação inicial em pedagogia e pesquisa em educação

Link para video de apresentação: utu.be/82Fx...


Resumo: O objetivo deste texto é relatar e refletir sobre o estágio docente na formação inicial em pedagogia, reafirmando sua importância enquanto um exercício teórico-prático, associando-o ao entendimento do estágio enquanto pesquisa. Essa perspectiva permite contextualizar a prática desenvolvida as questões trazidas pela pandemia, que afetou e alterou muitos aspectos da vida individual e social. Na educação, os principais impactos foram o fechamento das escolas e a transferência do processo de ensino-aprendizagem para o formato virtual, remoto ou híbrido, situação que perdurou 2020 e 2021. Os reflexos disso ainda estão por serem investigados, motivo pelo qual, o presente trabalho qualitativo justifica-se pela necessidade de problematizar esses aspectos no contexto escolar, precisamente no momento de retorno ao presencial. Os dados aqui analisados foram obtidos durante o estágio, desenvolvido em março de 2022 numa turma de dez crianças com idades de três e quatro anos, em escola pública, no interior do Rio Grande do Sul. De acordo com Lima (2021), são os primeiros anos de docência que conferem significados aos saberes aprendidos. Nesse sentido, assumir-se como pesquisador desde o estágio é a chance de desenvolver posturas e habilidades novas, compreendendo a pesquisa como meio de ampliação das análises e caminho para a qualificação das intervenções pedagógicas, tal como supõem Pimenta e Lima (2006). A prática de estágio indica que a pandemia produziu “novas” demandas à educação e a infância, tais como, questões no desenvolvimento da oralidade, rejeição à alimentação saudável da escola, e dificuldades de socialização e interação, que se relacionam com o isolamento social, o distanciamento da escola e ao empobrecimento e desassistência das famílias trabalhadoras. Tal situação compõe um cenário de muitos desafios à prática educativa e a certeza do papel do Estado Brasileiro para o investimento em Políticas Públicas em Educação, tanto na recuperação da escola pública, quanto na formação inicial e continuada dos professores, que precisam estar suficientemente preparados para esses desafios. PIMENTA; LIMA. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poiésis, Volume 3, Números 3 e 4, p.5-24, 2005/2006. LIMA, (Org.). Os desafios de ser professora iniciante na Educação Infantil. Cartas ao professor iniciante. SP: Pimenta Cultural, 2021. p.132-139.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Integrantes: