América Latina – origens e interpretações: projeto de ensino desenvolve o pensamento crítico latino americano em estudantes do ensino médio.


Resumo: O Projeto de Ensino intitulado: América Latina: origens e interpretações, buscou produzir espaços de leitura e discussão sobre a formação histórica, econômica, social e filosófica da América Latina por um viés crítico. Por crítica, entende-se o processo de reflexão sobre a formação do continente, realizada a partir da interpretação de autores latinos que produziram trabalhos com base em sua própria origem, buscando, à luz de sua realidade, interpretar os fenômenos sociais que vivenciaram. O Projeto se justifica por haver, na historiografia em ciências humanas, um contingente de autores que, ao interpretar a formação da América Latina e refletir sobre problemas concretos oriundos deste processo, apresentam-se críticos a interpretações eurocêntricas e hegemônicas, sendo, na maioria das vezes, pouco conhecidos e trabalhados no Ensino Médio. Assim, o projeto América Latina-origens e interpretações foi realizado em cinco encontros em que foram trabalhados textos de quatro autores, sendo eles: Darcy Ribeiro (O povo brasileiro; Processo Civilizatório), Eric Williams (Capitalismo e escravidão), Manoel Bomfim (América Latina: males de origem) e Álvaro Vieira Pinto (A questão da universidade). Inscreveram-se 36 estudantes do Ensino Médio Integrado, dos cursos Técnicos em Administração e Informática do IFRS – Campus Osório. Para cada obra debatida, houve dois encontros no contraturno das aulas, sendo realizados pela manhã, tarde e outro remoto, destinado aos estudantes que não tinham possibilidade de estarem presentes no Campus no contraturno às suas aulas. Como resultado, verifica-se que os encontros mantiveram uma média de participação de dez estudantes por turno, evidenciando o envolvimento com o Projeto. É possível afirmar também, que nem todos os estudantes realizaram as leituras por completo, o que não inviabilizou o objetivo do projeto, traçado no início dos trabalhos que tinha como pauta principal, contribuir mais na divulgação dos temas e na reflexão coletiva, que apenas da leitura das obras. Entende-se, portanto, que o Projeto ajudou a demonstrar o quanto é possível e potente a realização de grupos de leitura e estudos com estudantes do Ensino Médio, contribuindo na formação e no desenvolvimento da curiosidade crítica acerca da historicidade do continente do qual os estudantes fazem parte.

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Tem protótipo: Não
Necessita de mesa: Sim

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Integrantes: