WindMaker.Prof: uma investigação sobre o papel do professor em espaços makers


Resumo: O WindMaker é um espaço maker implementado no ano de 2021 no IFRS Campus Osório. Desde de sua implantação, visa promover a Cultura e aprendizagem Maker. Partindo do pressuposto que o professor é a figura responsável por conduzir o processo de ensino, o objetivo desta pesquisa é compreender qual é o papel do professor dentro de um espaço maker, para auxiliar os docentes do Campus Osório na utilização do WindMaker. Para isso, tem-se como objetivos específicos investigar como os espaços makers vêm sendo utilizados pelos docentes na educação escolarizada do Brasil; realizar um levantamento com os docentes do Campus Osório sobre as possibilidades e necessidades de utilização do espaço maker para atividades didáticas; problematizar a importância de reforçar a figura do professor dentro de espaços que envolvam a educação escolarizada; compreender quais as possibilidades de atividades pedagógicas a serem desenvolvidas dentro dos espaços makers. Para atingir os objetivos propostos, será utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa, com abordagem exploratória, a fim de abranger todas as fases necessárias para o desenvolvimento deste projeto. A pesquisa está dividida em cinco fases, a saber: 1. Realização de uma pesquisa bibliográfica sobre utilização de espaços makers. 2. Aplicação de um questionário com os docentes do Campus, para levantamento das expectativas dos professores sobre usos do espaço maker. 3. Realização de oficinas com os professores, para compreender algumas possibilidades do WindMaker. 4. Aplicação de um novo questionário para reavaliar as expectativas docentes. 5. Classificação e análise dos dados obtidos, comparando as entrevistas da fase 2 e 4 e combinando com o mapeamento realizado na fase 1. Após a conclusão das fases, pretende-se construir um artigo científico com os resultados obtidos, como produto da pesquisa e divulgar em eventos científicos da área. O objetivo destas ações é promover a reflexão sobre a aprendizagem maker e, fundamentalmente, sobre o papel do docente nos espaços makers .

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Tem protótipo: Não
Necessita de mesa: Não

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Integrantes: