PROJETO LITERATIVIDADE COLETIVA: escrileitores em in(trans)pir(ação) poético-crônica


Resumo: Durante a pandemia de Covid-19, a inserção de recursos tecnológicos em sala de aula, ainda que em ambiente remoto, trouxe novas possibilidades e desafios para a prática pedagógica. No contexto pós-pandemia, no entanto, em virtude do retorno ao presencial, foi preciso um planejamento que contemplasse as peculiaridades das ferramentas digitais frente ao novo normal, permitindo que professores e estudantes pudessem usufruir das vantagens tecnológicas em sala de aula. Dessa forma, este trabalho se propõe a apresentar intervenções, baseadas na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), desenvolvidas com estudantes do 2º ano do Ensino Médio em aulas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola de uma escola pública do município de Montenegro/RS, visando ao incentivo e ao estímulo à leitura, a partir do gênero textual crônica e do gênero literário poesia. A proposta se justifica em razão das dificuldades relacionadas à leitura e à produção de texto encontradas em sala de aula - pós-pandemia - logo, percebendo-se a necessidade de buscar metodologias que despertassem no coletivo de estudantes o interesse pela leitura literária, não só como busca de informação, mas também objetivando o desenvolvimento das habilidades básicas de escutar, oralizar, ler e escrever; além disso, possibilitar que os (as) alunos (as) realizem uma leitura crítica do novo normal que os cerca. As atividades propostas consistiram em pesquisas profundas e atividades práticas, sendo estas as responsáveis pelo desenvolvimento e o desempenho do aluno na leitura dos gêneros propostos. Posteriormente, os estudantes produziram textos a partir de experiências pessoais, inspiradas em temas do retorno ao novo cotidiano estudantil, transversalizando com outras narrativas periféricas, deixando, assim, ao leitor o prazer de desvendar o mundo estudantil. Por fim, foi produzido um Ebook com as produções autorais do coletivo escrileitor, que será lançado na Feira do Livro de Montenegro de 2022, almejando, portanto, seduzir outros (as) jovens ao protagonismo estudantil assentado no seu próprio aprendizado.

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Tem protótipo: Não
Necessita de mesa: Não

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Integrantes: