METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) & ENSINO DE LÍNGUA INGLESA


Resumo: As tecnologias digitais encontram-se cada vez mais inseridas na vida do homem contemporâneo. Estão presentes com grande frequência nos mais diversos contextos e vêm sendo aplicadas, com maior regularidade, no âmbito educacional, através da ampliação do uso de dispositivos eletrônicos em sala de aula. Esse contexto, acreditamos, justifica o presente projeto, cujo objetivo é investigar as metodologias ativas (que se caracterizam pelo envolvimento efetivo dos alunos nas atividades propostas, visando o desenvolvimento da autonomia) com a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação/TDICs e suas possibilidades de emprego no ensino de língua inglesa. Para a realização desse trabalho, adotamos a seguinte metodologia: (a) revisão bibliográfica sobre a terminologia da área; (b) elaboração de critérios para identificação de metodologias ativas; (c) listagem e descrição das metodologias ativas citadas com mais frequência na literatura pertinente; (d) seleção de TDICs disponíveis gratuitamente para utilização nas aulas de LI e criação de tutoriais para utilização dessas ferramentas, e (e) elaboração de planos de aula com a utilização das TDICs como base para o desenvolvimento de atividades de LI. Como resultados parciais, temos a definição dos termos abordagem, metodologia, método, design, técnica, estratégia, procedimento e atividade; a primeira versão de uma matriz de critérios para descrever uma metodologia ativa e um exemplo de aplicação da matriz na metodologia “sala de aula invertida” (flipped classroom). Pensamos que os resultados de nossa pesquisa poderão auxiliar os professores na utilização mais efetiva dos recursos digitais disponíveis, propiciando uma aprendizagem mais ativa.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes

Integrantes: