Formação de Professores de Língua Materna em Foco: Questões de Ensino


Resumo: O projeto Formação de professores de língua materna em foco: questões de ensino surge da necessidade de ampliar, com os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Letras do IFRS – campus Osório interessados no assunto, discussões a propósito do ensino de língua portuguesa como língua materna. O Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês do campus Osório caracteriza-se por oferecer uma formação acadêmica bastante voltada para as competências que envolvem a prática docente. São várias as disciplinas voltadas para a didática, metodologia e práticas de ensino, além dos quatro estágios supervisionados com que conta o Curso. No entanto, sabemos que a ementa de uma disciplina na graduação e a duração dela no semestre em que é oferecida não é suficiente para abordar grande parte do conhecimento linguístico e teórico que fazem diferença na formação de um professor de língua materna. É com este propósito, então, que surge este projeto, tendo como objetivos oferecer aos acadêmicos do curso de Letras do IFRS campus Osório a oportunidade para aprofundar reflexões e estudos que envolvem a prática do professor de língua portuguesa, como, por exemplo, a problematização a propósito do ensino de língua materna; aprofundar os estudos relacionados à morfologia, à sintaxe e à semântica; e desenvolver propostas didáticas voltadas para o ensino de língua portuguesa como língua materna. O trabalho conta com as seguintes etapas metodológicas: a) revisão bibliográfica sobre ensino de língua materna na escola; b) encontros para discussão dos textos lidos; c) seleção de textos e temas para serem desenvolvidos nas propostas didáticas; d) estudo aprofundado dos conteúdos linguísticos que serão trabalhados nos planejamentos; e) elaboração de propostas didáticas com foco na leitura e reflexão linguística. Com esta proposta, busca-se contribuir com a formação dos acadêmicos para a prática docente, preparando-os tanto para a realização dos estágios quanto para o exercício efetivo da carreira docente, além de despertar neles o interesse pela pesquisa e pelo ensino.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes

Integrantes: