Padrão de Beleza, adolescentes e emoções


Resumo: A relação de adolescentes com o padrão de beleza socialmente estabelecido tem sido foco de diversos estudos, especialmente pelo fato de a adolescência por si já apresenta desafios ao ser a partir das modificações corporais que marcam o fim da infância e o ingresso em outro estatuto social. Com o objetivo de problematizar essa relação, tendo como foco estudantes de cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Litoral Norte gaúcho, nos propomos a realizar encontros para proporcionar aos participantes um espaço de escuta e discussões. Os encontros envolvem rodas de conversa e dinâmicas que possibilitem aos participantes enxergar se (como) a relação com o padrão de beleza socialmente estabelecido afeta suas emoções, se eles consideram que correspondem a este padrão, identificando a percepção de satisfação ou insatisfação quanto a sua imagem corporal, considerando diferentes meios sociais, observando a realidade de seu corpo e recursos disponíveis. Ofertaremos três encontros com duração de até 3h, com periodicidade mensal. Trabalharemos os temas: imagem corporal, mídias sociais e práticas que contribuem para a qualidade de vida e saúde. Após cada encontro faremos uma avaliação de cada momento/dinâmica. O primeiro encontro já foi realizado e nele conversamos sobre as diferenças de vivências, em função da cultura ou da região onde crescemos, falamos sobre a percepção que temos de nós mesmos e o que nos representa. Para entender essas diferenças decidimos expor como nos enxergamos perante o mundo por meio de produções visuais, como desenhos e pinturas. Dessa forma cada participante pode expressar como percebe o seu corpo e as pessoas a sua volta. Pudemos perceber que, com a troca de ideias e pensamentos, quando pensamos em quem somos e como enxergamos o mundo não nos prendemos apenas em falar e descrever os nossos corpos, mas pensamos em como nos encaixamos como seres humanos na sociedade, sobre o que gostamos de fazer, o que nos torna únicos e como enxergamos as pessoas a nossa volta.

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Tem protótipo: Não
Necessita de mesa: Não

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Integrantes: