PROGRAMA PERTENCER: ACOLHIMENTO, ESCUTA E INTEGRAÇÃO NO IFRS CAMPUS OSÓRIO


Resumo: O Programa Pertencer trata-se de uma iniciativa de ensino a qual reúne e articula ações no âmbito da Assistência Estudantil do IFRS Campus Osório. Tem por objetivo contribuir com a construção do sentimento de pertencimento dos estudantes do Ensino Médio Integrado, com vistas a zelar pela permanência e o êxito. Apresenta como metodologia a criação de espaços/momentos de diálogo e socialização, a partir de dinâmicas orientadas para o desenvolvimento de uma cultura escolar sensível e humanizada. Justifica-se pela potência de promover ações formativas, em uma perspectiva colaborativa e dialógica, que componham as vivências estudantis e a diversidade de suas trajetórias formativas. Atualmente, o Programa está em sua terceira edição, tendo seu início durante o contexto pandêmico e de atividades em formato remoto. Em seu histórico, ressalta-se a criação de um perfil na rede social Instagram - por meio do qual vêm sendo realizadas as divulgações de atividades, interações com os seguidores e uma memória dos momentos vivenciados. Nas duas primeiras edições, foram desenvolvidas publicações e rodas de conversas on-line com temas como acolhimento, bem-estar, juventudes, inclusão e saúde mental, como também promovida a “Campanha Palavras que Abraçam", voltada a espalhar palavras carinhosas por meio de mensagens acolhedoras. Mobilizou-se, diante das práticas, a participação de profissionais atuantes na instituição, como também externos a essa, a exemplo de cinco psicólogas e uma educadora especial. Já no contexto presencial, em 2022, o Programa tem realizado ações de integração com jogos entre as turmas veteranas e novatas e desenvolvido o "Projeto Conexões Afetivas: bilhetes que aproximam", com a distribuição de envelopes pelo Campus, com instruções que conduzem a encontros cheios de afetividade com outros colegas e servidores. Os resultados dessas iniciativas podem ser verificados diante das respostas positivas obtidas, apresentadas por comentários carregados de sensibilidade, dimensão já observada no contexto remoto e reiterada na dinâmica presencial. Ademais, registra-se que o Programa tem a perspectiva de continuidade e já se situa como um importante espaço de participação estudantil, reafirmando, dia a dia, o seu compromisso com a promoção do sentimento de pertencimento dos educandos.

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Tem protótipo: Não
Necessita de mesa: Sim

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Integrantes: