UMA ABORDAGEM AVALIATIVA UTILIZANDO O GOOGLE FORMULÁRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA


Resumo: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado pelas bolsistas do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), alunas de Licenciatura em Matemática no IFRS – Campus Osório. A atividade deste relato ocorreu no terceiro trimestre de 2021, em contexto de ensino remoto,, no qual foi utilizado o Google Formulário, como ferramenta avaliativa na disciplina de Matemática para o conteúdo de Sistemas Lineares, através de uma trilha de aprendizagem, que foi elaborada e aplicada em uma turma do 4º ano do ensino médio integrado com o técnico em administração da mesma instituição. Os principais objetivos da atividade avaliativa foram de incentivar a participação ativa do aluno na formação do seu próprio conhecimento e possibilitar ao professor a identificação das principais dificuldades de cada aluno. Para organizarmos a avaliação em formato de trilha, utilizamos 33 seções do Google Formulário. As seções foram divididas em tópicos relacionados aos conceitos estudados e em cada tópico o aluno poderia optar por revisar o assunto antes de responder às questões. Foram elaborados vídeos e materiais escritos para as revisões e as questões foram retiradas de vestibulares e do ENEM. Ao decorrer da avaliação o aluno teria outras escolhas, o que caracteriza uma trilha de aprendizagem. Através das escolhas feitas pelos alunos durante a trilha, foi possível observar em quais tópicos os alunos estão mais inseguros ou com maior dificuldade, além de também permitir ao próprio aluno identificar em quais tópicos precisam aprofundar seus estudos.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Exatas e da Terra

Integrantes: