Práticas culturais e artísticas no ambiente escolar e sua importância no ensino aprendizagem


Resumo: Como Kramer afirma (1998, p. 22): " é fundamental que todos possam, tanto se apropriarem dos saberes científicos fundamentais, quanto aprenderem com todo seu histórico, seja nos livros, nos teatros, com as linguagens e as artes, seja no cinema, na música, na dança, considerando que as experiência nestes casos integra a formação cultural humanistas imprescindíveis para o enfrentamento dos desafios mais potenciais da vida atual". Um dos principais compromissos das instituições públicas de ensino fundamental e médio, é desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício de cidadania e fornecer-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Tem como seu dever desenvolver projetos não só relacionados ao ensino aprendizagem, mas também à extensão de novos conhecimentos e horizontes aos seus alunos. As ações de extensão escolares trazem ferramentas que possibilitam a construção coletiva do saber, entre a escola e sociedade. No entanto, as práticas culturais e artísticas no ambiente escolar estão escassas, tornando o ensino metódico e tradicionalista. Desta forma, esta pesquisa tem como intuito compreender a importância da cultura e das artes visuais na educação, identificar como contribuem para o ensino aprendizagem, promover novas praticas culturais no ambiente escolar apresentando novas estratégias e ferramentas para tal proposta, e enfim analisar o desempenho e interesse dos educandos participantes. Diante disso, foi decidido criar o projeto "Sarau Conectados" como modo de pesquisa, onde apresenta-se uma proposta indisciplinar de realizar programas culturais, em que os alunos possam se expressar e se manifestar de forma artística. O publico alvo desta pesquisa foram todos os alunos do ensino fundamental, promovendo atividades de lazer e entretenimento, ocorrendo durante a tarde ao longo de uma semana. Também como público alvo, foi realizado com os educadores estudantes do Curso Normal um questionário trabalhando o tema. Os resultados ainda não foram obtidos, pois a pesquisa ainda está em andamento. Porém, até o presente momento constatou-se que esta pesquisa tem uma grande relevância social e pedagógica, sendo assim, enfatiza-se que o projeto deve prosseguir até atingir seus objetivos finais.

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Tem protótipo: Não
Necessita de mesa: Não

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Sociais Aplicadas

Integrantes: