Em busca da formação do auxiliar de classe


Resumo: Segundo o art.62 da lei LDB que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional pode-se afirmar que “A formação de docente para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal.” (Redação dada pela lei nº 13.415, de 2017). De acordo com a pedagoga Camila Moreira dentre as principais funções do auxiliar de classe estão, o dever de apoiar o professor, auxiliá-lo em relação aos cuidados do material pedagógico, vigiar a manutenção dos equipamentos, ter responsabilidade com a limpeza do ambiente, ter o compromisso de cuidados como, a alimentação, higiene, educação, cultura, motricidade, auxiliar nas refeições diárias e ́participação de todas as atividades propostas do local de ensino.A expectativa desse trabalho foi esclarecer diversas questões e dentre elas, o porquê de nem todos os auxiliares de classe possuirem um preparo adequado. Este projeto abordou a importância de um preparo profissional em relação aos auxiliares de classe e as consequências da ausência desse preparo adequado; apresentou as funções do auxiliar na escola, e também seus direitos. O método utilizado no projeto foi uma pesquisa bibliográfica e explicativa, com o intuito de alcançar o público-alvo envolvido, auxiliares de classe, na cidade de Tramandaí, Rio Grande do Sul. Foram feitas perguntas para explorar as principais dúvidas de alguns auxiliares, no que se refere às funções inerentes ao cargo que exercem. O questionário foi elaborado através da plataforma forms.app formulário, repassado por via whatsapp.Houve uma análise de dados em relação ao questionário onde constatou-se que a grande maioria teve dúvidas sobre o preparo adequado do auxiliar de classe, então concluiu-se parcialmente que nem todas as pessoas são capacitadas para auxiliarem como auxiliar educacional de forma adequada. Desta forma, notou-se que há relevância da continuação desta pesquisa para uma melhor formação ao auxiliar de classe.

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Tem protótipo: Não
Necessita de mesa: Sim

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Sociais Aplicadas

Integrantes: