DESCARTE CONSCIENTE: lixo doméstico orgânico e reciclável


Resumo: O projeto “Descarte de lixo urbano: uma questão de responsabilidade social” teve sua origem nas inquietações geradas nos estudantes de 1º ano do curso Técnico em Administração do IFRS Campus Osório a partir da temática “sociedade sustentável” abordada em um trabalho interdisciplinar da área de linguagens (português; inglês; música e educação física) durante o período de ensino remoto. Levando em consideração o cenário global atual, no qual o consumismo resulta na compra e descarte desenfreados de produtos de todos os tipos, gerando cada vez mais resíduos no meio ambiente e o não-tratamento ou o tratamento inadequado do resultado dessas ações, e acreditando que a escola pode (e deve!) contribuir para a formação de um pensamento coletivo de sustentabilidade, apresentamos nosso projeto com o objetivo de elaborar uma proposta de ação para o descarte correto de resíduos sólidos orgânicos e recicláveis nos municípios que compõem o litoral norte gaúcho, favorecendo não apenas a constituição de um meio ambiente mais saudável mas, também, a facilitação e a valorização do trabalho dos catadores de material reciclável da região. Para tanto, nossa pesquisa constitui-se das seguintes etapas metodológicas:1) pesquisa documental das leis federais, estaduais e municipais que tratam da destinação dos resíduos sólidos; 2) estudo dos principais conceitos que são abordados na educação ambiental; 3) revisão bibliográfica sobre resíduos sólidos orgânicos e recicláveis; 4) busca de instituições e programas que apoiam o trabalho dos catadores; 5) elaboração de uma proposta de ação, visando colaborar com a questão social e ambiental que envolve o destino dos resíduos sólidos urbanos. Até o momento, finalizamos as etapas 1, 2 e 3. A etapa 4 está em andamento e, na sequência (até dezembro deste ano), concluiremos nossa proposta de ação. Através da geração de material informativo, buscamos disseminar os conhecimentos obtidos de maneira didática e acessível tanto para a comunidade interna do IFRS quanto para a comunidade externa. Dessa forma, acreditamos que podemos contribuir para a formação de uma comunidade mais sustentável.

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Tem protótipo: Não
Necessita de mesa: Sim

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Biológicas

Integrantes: